Coleccionismo

O coleccionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, seleccionar, trocar, preservar, restaurar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais.
Em todo o mundo, milhões de coleccionadores organizam as mais diversas colecções de objectos.
Dentre os benefícios que a actividade pode trazer para o coleccionador, em especial os mais jovens estão o desenvolvimento dos senssos de classificação e organização, de interacção e socialização com outros coleccionadores, do poder de negociação, bem como o aumento do repertório cultural acerca do objecto coleccionado.
Tudo na vida das pessoas, materiais, objectos e até bens materiais são passíveis de serem coleccionados, não existindo uma definição concreta do que pode ou não ser definido como objecto de colecção. No entanto alguns tipos de colecções ganharam nomes específicos devido aos estudos dos itens ao quais eles se referem, ampliando assim o sentido do termo que passou a designar ao acto de coleccionar.

 

Tipologia

Dentre os principais tipos de coleções, algumas recebem nomes específicos. Tais nomes referem-se, a princípio, ao estudo dos itens aos quais se referem e num processo de ampliação de sentido o termo passou a designar também o ato de colecionar tais itens. Isso se deve ao fato de que a maior parte desses estudiosos também acabava por colecionar seus objetos de estudo.

  • · Autografomania – colecção de autógrafos
  • · Bibliofilia – colecção de livros
  • · Cartofilia – colecção de cartões postais
  • · Filatelia – colecção de selos
  • · Notafilia – colecção de notas/cédulas
  • · Numismática – colecção de moedas, e também de colecção de notas ou cédulas
  • · Telecartofilia – colecção de cartões telefónicos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *