Vários tipos de Selos

Como ser um filatelista

Cartas antigamente tinham a mesma importância que hoje tem a Internet. Elas eram as pontes que ligavam amigos, casais e familiares à distância. Mas essa facilidade de comunicação só foi alcançada com a criação dos selos. Até 1840, a pessoa que recebia a carta é quem pagava por ela. Já que muitas correspondências eram devolvidas pela falta de pagamento, os ingleses resolveram inverter o processo e cobrar de quem mandava a carta. Assim, nasceu o selo, o comprovante do pagamento.

Com o passar do tempo, esses pequenos papeis ganharam arte e passaram a contar história. Os interessados começaram a coleccionar os selos,e até hoje existem filatelistas, ou melhor: os caçadores de tesouros postais.

Por isso qualquer pessoa pode ser coleccionadora de selos, desde que seja paciente e mantenha a organização. A colecção não surgirá da noite para dia, mas para o verdadeiro filatelista esse é o maior prazer: procurar selos diferentes e históricos.

Se você quiser aderir a esse hobby, fique atento apenas à alguns cuidados para ter mais sucesso. O primeiro deles é escolher, se possível, um tema de que gosta. Colecções temáticas são mais fáceis e mais interessantes de serem montadas. Que tal pensar em deportes, cidades ou arte? Há selos dos mais variados assuntos, e o mais legal é a pesquisa por trás da filatelia.

Ao encontrar um selo no envelope, não o despegue, pois provavelmente irá danificá-lo. Em vez disso, coloque a carta num prato com água, para soltar o selo. No entanto, se ele for do tipo auto adesivo, apenas corte o papel em volta dele cuidadosamente e guarde-o colado.

Quando tiver selos repetidos, coloque-os em um guarda documentos, como uma caixinha ou uma pasta. Assim, eles ficarão bem localizados e organizados.

Entre em sites e fóruns de filatelistas. Ali, você irá conhecer pessoas com selos diferentes dispostas a trocar. Além disso, veja se na sua cidade há lojas ou feiras específicas para coleccionadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *